Não é à toa que a concorrência enfrentada para realização das provas do colégio Militar do Recife, Colégio de Aplicação do Recife e Escola de Aplicação do Recife é bem grande, é praticamente um vestibular mirim, pois, são inúmeras as vantagens de se tem o filho em uma dessas escolas.

A vantagem principal é que as três escolas são gratuitas, isto é, educação de qualidade a custo zero (com exceção do militar que tem uma taxa mensal em torno de R$ 200,00 – valor insignificante comparado a uma mensalidade de escola particular), na verdade é um sonho de consumo dos pais de crianças que estão cursando quinto ano do ensino fundamental, mas não para por aí, outra vantagem muito grande é o fato de que, sendo estudante dessas escolas, as crianças tornam-se cotistas de escola pública para participar do concorrido Enem. Em resumo, seu filho sendo aprovado em uma das três melhores escolas públicas de Pernambuco, a educação dele praticamente está garantida do 6° ano do ensino fundamental até o termino da universidade, porque vai ser difícil ele não ser aprovado também em uma universidade pública!

Das três escolas, a que possui melhor infraestrutura é o Colégio Militar do Recife – CMR, não deixa nada a desejar se comparada as melhores escolas particulares, a mesma possui, quadras, piscina, auditório, refeitório, biblioteca, apoio pedagógico, além de incentivar bastante a prática de esportes e a participação em olímpiadas de conhecimento. Em relação a custos é a escola que se tem um maior custo inicial por ser necessário adquirir os fardamentos inerentes a escola, também possui um valor mensal a ser pago em torno de R$ 200,00, porém esse valor é bem compensado levando-se em conta que a criança fica dois dias integral na escola e tem direito até ao almoço. O CMR adota uma sistemática educacional que concilia o ensino de qualidade e de excelência com a disciplina rigorosa, com os valores marcantes propagados pelo Exército Brasileiro.

Já o Colégio de Aplicação do Recife – CAP, funciona dentro da Universidade Federal de Pernambuco, desde o primeiro ano os estudantes ficam dois dias no horário integral, participando de aula de artes, música, inclusive aprendendo a tocar instrumentos musicais, a escola também oferece aulas de francês, inglês e espanhol, possui laboratórios e estimula os alunos a participarem de olimpíadas de conhecimento. No terceiro ano do ensino médio existe a possibilidade de fazer intercâmbio em outros países. Dessa forma o CAP se propõe promover a formação integral dos alunos do Ensino Fundamental e Médio ajudando a formação de um cidadão crítico.

A Escola de Aplicação do Recife – EAR (antiga Escola do Recife) diferentemente do CAP e EAR que são instituições Federais, é uma escola estadual e funciona dentro da UPE (universidade de Pernambuco) no período da tarde. Por existir apenas uma turma por série, a escola tem poucos alunos, o que torna mais intimista a relação entre os alunos e a instituição. Os professores acabam por conhecer melhor os estudantes, e têm a possibilidade de reconhecer as habilidades e limitações particulares de cada um. Os alunos do EAR gozam de todos os direitos dos alunos de escolas estaduais, como por exemplo, recebimento de cartão de passagem para se deslocarem caso não tem condições de arcar com a próprio deslocamento, é a única escola estadual que tem a disciplina de espanhol, além de incentivar a participação em olimpíadas do conhecimento também. Mas a maior vantagem de se ter um filho no EAR atualmente é que ele é cotista de escola pública tanto para o Universidade de Pernambuco – UPE como para Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, o que aumenta as chances de aprovação em uma universidade pública. Dos 36 alunos formandos do ano de 2016, 11 foram aprovados em medicina.

Em todas as escolas, no início do ano letivo os alunos recebem os livros e geralmente se solicita comprar uns dois ou três que não são fornecidos!!!
Com todas essas vantagens enumeradas, tenho certeza que você quer que seu filho seja aprovado em uma dessas escolas, então traga seu filho para estudar no BEM com professores especialistas e aumente as chances de aprovação, pois nossa banca de estudos está limitada a 15 alunos e isso facilita o aprendizado por permitir maior interação professor-aluno.